Se experimentasse este húmus sem saber que, em vez de grão de bico estamos a usar curgete, talvez não acreditasse! A verdade é que… sabe mesmo a húmus!
A curgete é um legume fantástico, e é muito usada na comida crua. Tem um sabor quase neutro o que faz deste legume um excelente ingrediente para fazer todo o tipo de molhos, patês, massas, bolos e muito mais.
Esta receita foi criada no Greens Project, restaurante que tive em Lisboa, e os nossos clientes adoravam esta versão de húmus de curgete!

Como fazer o húmus de curgete crudívoro?
Para fazer esta receita vai precisar de:
- Curgete descascada (por uma questão visual descascamos a curgete para manter a cor original do húmus);
- Sumo de limão ou lima;
- Tahine, pasta de sementes de sésamo moídas. Encontra-se facilmente nos supermercados ou pode ver como fazer aqui!
- Sementes de sésamo, para além do Tahine vamos usar sementes de sésamo inteiras extra que vão ajudar na consistência do húmus;
- Uma pequena quantidade de caju (é opcional embora enriqueça o sabor). Poderá substituir com um fio de azeite ou omitir;
- Um dente de alho pequeno;
- Cominhos em pó;
- Paprica;
- Sal e pimenta preta;

Instruções
Depois de descascar a curgete, corte-a em pedaços e coloque-os na liquidificadora juntamente com os restantes ingredientes.
Triture bem por uns 30 segundos, dependendo do equipamento que usa, até a consistência ficar cremosa.
Se a mistura estiver muito líquida adicione mais sementes de sésamo e volte a triturar.
Ajuste os sabores acrescentado mais sumo de limão se necessário.

Toque Final
Uma vez pronto, coloque a mistura numa taça e dê-lhe o “toque final” a seu gosto, com alguns destes ingredientes:
- Salsa fresca picada
- Cominhos em grão tostados
- Paprica fumada
- Pimenta caiena em pó
- Sementes de sésamo tostadas
- Sumagre (um tempero muito utilizado no Médio Oriente e na região do Mediterrâneo)
- Tomilho
- Fio de azeite
Experimente e partilhe nos comentários como ficou o seu húmus crudívoro!

Delicioso Húmus de Curgete Crudívoro em 5 Minutos
Equipamentos
- 1 liquidificadora
Ingredientes
- 1 Curgete média cerca de 400g
- 30 ml Sumo limão
- 2 csp Tahine
- 30 g Sementes sésamo
- 40 g Caju
- 1 Dente de alho
- 1 pitada Cominho em pó
- 1 pitada Paprika
- 1 pitada Sal e pimenta preta
Toque Final
- 1 csp Salsa fresca picada
- ½ csp Cominhos em grão tostados
- 1 pitada Pimenta caiena
- 1 fio Azeite
- 1 cch Paprika fumada
Instruções
- Descascar a curgete e cortar aos pedaços
- Colocar todos os ingredientes na liquidificadora e triturar até a consistência ficar cremosa
- Ajustar o sabor com mais especiarias ou com sumo de limão
- Colocar numa taça e polvilhar com os ingredientes sugeridos para um toque final a seu gosto
- Deliciar-se e guardar as sobras no frigorífico até 3 dias







Muito bom. Agora na época de courgetes. Tenho feito este hummus quase todos os dias. Até com algumas variações nas especiarias. Sai sempre bem
Obrigado